CONHECIMENTO E SABEDORIA

CONHECIMENTO E SABEDORIA
“Porque o Senhor dá a Sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”. (Provérbios 2:6).

______________________________________________________

"É Deus quem muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que estudam". (Daniel: 2:21)

sábado, 23 de junho de 2007

CONHECIMENTO X SABEDORIA

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca. Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar. Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra egóica", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado. Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!

resumo de um texto de Alberto Cabral.

2 comentários:

William Becher disse...

Olá...

Obrigado por aderir a campanha colocando o banner no seu blog.

Sucesso, e parabéns!

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog. Amei!
"O alvo do inteligente é a sabedoria" (Provérbios 17.24a)

Abraços!