CONHECIMENTO PERIGOSO
Diz o Prof. José Roberto Goldim
"A noção de que o conhecimento pode ser perigoso não é nova, já foi utilizada na própria Biblia. Segundo o relato do Livro do Gênesis, Adão foi expulso do paraíso por ter comido a fruta da árvore do conhecimento.
Hmos: Concordo sobre o fato do poder do Conhecimento já utilizada na Bíblia, realmente no livro de Gênesis relata a expulsão de Adão e Eva do paraíso por ter comido a fruta da Árvore da Vida do conhecimento do bem e do mal.
“só que a causa da expulsão foi a desobediência”.
Hmos: Realmente a Bíblia relata sobre existir o Conhecimento bom e o Conhecimento ruim, então o que se leva entender que tenhamos conhecimento para conhecer o bem e conhecer o mal; isto também nos leva a unir à Sabedoria.
A integridade sem conhecimento é débil e inútil e o conhecimento sem integridade é perigoso e temível. (Samuel Johnson)
Karl Popper, citado por Ben-David, afirmou:
"A ciência e o crescimento do conhecimento estão sempre partindo de problemas e talvez terminando em problemas - problemas de profundidade sempre crescente e com uma fertilidade sempre crescente para sugerir novos problemas.
Van Rensselaer Potter, baseando-se em um artigo seu publicado em 1967, definiu conhecimento perigoso como sendo aquele conhecimento que se acumulou muito mais rapidamente que a sabedoria necessária para gerenciá-lo.
Ele caracterizava a sabedoria como o conhecimento necessário para utilizar o conhecimento para o bem social. O conhecimento torna-se perigoso nas mãos de especialistas aos quais falta um referencial amplo para visualizarem todas as implicações de seu trabalho.
Outro exemplo é o atual debate sobre as questões éticas. legais e sociais do Projeto Genoma Humano. Esta nova área de conhecimento gera uma situação de crise, onde estão sempre presentes os componentes de risco e oportunidades. Os riscos assustam e geram temores, as oportunidades atraem pelas possibilidades de prevenção, cura e ganhos financeiros. Por ser um conjunto de conhecimentos extremamente recente, ainda não foi possível refletir adequadamente sobre todas as suas eventuais consequencias. Além do mais, é uma área onde a inovação é tão drástica, que muitos conceitos e reflexões anteriormente realizadas não tem transposição direta. É uma situação que exige uma nova e profunda reflexão ética.
Reconhecer um conhecimento como sendo perigoso não significa impedir, a priori, o seu avanço. Isto seria uma medida obscurantista. Em 1956 já foi dito, conforme citado por Potter, que
“a melhor maneira de se lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento".
eu Hmos já acrescento: “que a melhor maneira de lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento e agindo com sabedoria”.
Desta forma, o diálogo entre a Ciência (conhecimento) com a Filosofia (sabedoria) é uma das bases para a reflexão bioética
"A noção de que o conhecimento pode ser perigoso não é nova, já foi utilizada na própria Biblia. Segundo o relato do Livro do Gênesis, Adão foi expulso do paraíso por ter comido a fruta da árvore do conhecimento.
Hmos: Concordo sobre o fato do poder do Conhecimento já utilizada na Bíblia, realmente no livro de Gênesis relata a expulsão de Adão e Eva do paraíso por ter comido a fruta da Árvore da Vida do conhecimento do bem e do mal.
“só que a causa da expulsão foi a desobediência”.
Hmos: Realmente a Bíblia relata sobre existir o Conhecimento bom e o Conhecimento ruim, então o que se leva entender que tenhamos conhecimento para conhecer o bem e conhecer o mal; isto também nos leva a unir à Sabedoria.
A integridade sem conhecimento é débil e inútil e o conhecimento sem integridade é perigoso e temível. (Samuel Johnson)
Karl Popper, citado por Ben-David, afirmou:
"A ciência e o crescimento do conhecimento estão sempre partindo de problemas e talvez terminando em problemas - problemas de profundidade sempre crescente e com uma fertilidade sempre crescente para sugerir novos problemas.
Van Rensselaer Potter, baseando-se em um artigo seu publicado em 1967, definiu conhecimento perigoso como sendo aquele conhecimento que se acumulou muito mais rapidamente que a sabedoria necessária para gerenciá-lo.
Ele caracterizava a sabedoria como o conhecimento necessário para utilizar o conhecimento para o bem social. O conhecimento torna-se perigoso nas mãos de especialistas aos quais falta um referencial amplo para visualizarem todas as implicações de seu trabalho.
Outro exemplo é o atual debate sobre as questões éticas. legais e sociais do Projeto Genoma Humano. Esta nova área de conhecimento gera uma situação de crise, onde estão sempre presentes os componentes de risco e oportunidades. Os riscos assustam e geram temores, as oportunidades atraem pelas possibilidades de prevenção, cura e ganhos financeiros. Por ser um conjunto de conhecimentos extremamente recente, ainda não foi possível refletir adequadamente sobre todas as suas eventuais consequencias. Além do mais, é uma área onde a inovação é tão drástica, que muitos conceitos e reflexões anteriormente realizadas não tem transposição direta. É uma situação que exige uma nova e profunda reflexão ética.
Reconhecer um conhecimento como sendo perigoso não significa impedir, a priori, o seu avanço. Isto seria uma medida obscurantista. Em 1956 já foi dito, conforme citado por Potter, que
“a melhor maneira de se lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento".
eu Hmos já acrescento: “que a melhor maneira de lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento e agindo com sabedoria”.
Desta forma, o diálogo entre a Ciência (conhecimento) com a Filosofia (sabedoria) é uma das bases para a reflexão bioética
Pesquisa site:http://www.ufrgs.br/bioetica/conperig.htm
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