CONHECIMENTO E SABEDORIA

CONHECIMENTO E SABEDORIA
“Porque o Senhor dá a Sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”. (Provérbios 2:6).

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"É Deus quem muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que estudam". (Daniel: 2:21)

sábado, 2 de junho de 2007

CONHECIMENTO PERIGOSO

Diz o Prof. José Roberto Goldim
"A noção de que o conhecimento pode ser perigoso não é nova, já foi utilizada na própria Biblia. Segundo o relato do Livro do Gênesis, Adão foi expulso do paraíso por ter comido a fruta da árvore do conhecimento.


Hmos: Concordo sobre o fato do poder do Conhecimento já utilizada na Bíblia, realmente no livro de Gênesis relata a expulsão de Adão e Eva do paraíso por ter comido a fruta da Árvore da Vida do conhecimento do bem e do mal.
“só que a causa da expulsão foi a desobediência”.


Hmos: Realmente a Bíblia relata sobre existir o Conhecimento bom e o Conhecimento ruim, então o que se leva entender que tenhamos conhecimento para conhecer o bem e conhecer o mal; isto também nos leva a unir à Sabedoria.

A integridade sem conhecimento é débil e inútil e o conhecimento sem integridade é perigoso e temível. (Samuel Johnson)

Karl Popper, citado por Ben-David, afirmou:
"A ciência e o crescimento do conhecimento estão sempre partindo de problemas e talvez terminando em problemas - problemas de profundidade sempre crescente e com uma fertilidade sempre crescente para sugerir novos problemas.


Van Rensselaer Potter, baseando-se em um artigo seu publicado em 1967, definiu conhecimento perigoso como sendo aquele conhecimento que se acumulou muito mais rapidamente que a sabedoria necessária para gerenciá-lo.

Ele caracterizava a sabedoria como o conhecimento necessário para utilizar o conhecimento para o bem social. O conhecimento torna-se perigoso nas mãos de especialistas aos quais falta um referencial amplo para visualizarem todas as implicações de seu trabalho.

Outro exemplo é o atual debate sobre as questões éticas. legais e sociais do
Projeto Genoma Humano. Esta nova área de conhecimento gera uma situação de crise, onde estão sempre presentes os componentes de risco e oportunidades. Os riscos assustam e geram temores, as oportunidades atraem pelas possibilidades de prevenção, cura e ganhos financeiros. Por ser um conjunto de conhecimentos extremamente recente, ainda não foi possível refletir adequadamente sobre todas as suas eventuais consequencias. Além do mais, é uma área onde a inovação é tão drástica, que muitos conceitos e reflexões anteriormente realizadas não tem transposição direta. É uma situação que exige uma nova e profunda reflexão ética.

Reconhecer um conhecimento como sendo perigoso não significa impedir, a priori, o seu avanço. Isto seria uma medida obscurantista. Em 1956 já foi dito, conforme citado por Potter, que
“a melhor maneira de se lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento".


eu Hmos já acrescento: “que a melhor maneira de lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento e agindo com sabedoria”.

Desta forma, o diálogo entre a Ciência (conhecimento) com a Filosofia (sabedoria) é uma das bases para a reflexão bioética

Pesquisa site:http://www.ufrgs.br/bioetica/conperig.htm



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