CONHECIMENTO E SABEDORIA

CONHECIMENTO E SABEDORIA
“Porque o Senhor dá a Sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”. (Provérbios 2:6).

______________________________________________________

"É Deus quem muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que estudam". (Daniel: 2:21)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

CONHECIMENTO CIENTÍFICO


O Conhecimento abrange o mundo em geral, de todas as formas; todos tem a sua parte de conhecimento apropriado à sua cultura, o seu intelecto etc. Cada indivíduo busca o conhecimento naquilo que lhe interessa e que se julga importante para si próprio e ou para seu próximo.


É bem evidente que conhecimento, em geral, pode ser obtido de várias maneiras. O camponês tem um conhecimento apropriado das plantas que cultiva, sabe a época de plantar, de colher, etc. estas ações podem esta baseadas em conhecimentos aprendidos por imitação, através da experiência pessoal ou de conhecimento internalizado pela educação formal, transmitida por antecessores; pela tradição. Este homem pode, ainda, possuir um conhecimento obtido por modo racional por transmissão e treinamento apropriado conduzido pela ciência. O conhecimento científico tende a aperfeiçoar e mudar, diante de novas descobertas, conceitos anteriores tidos como verdadeiros.

Neste momento nós dispomos de duas categorias de informações na formação deste conhecimento: O Conhecimento Científico e o Conhecimento Popular (vulgar e empírico).


A pesquisa é classificada como científica quando satisfaz a determinadas condições. Seu objeto deve ser perfeitamente definido de forma que possa ser reconhecível e identificável por todos. O estudo deve acrescentar algo ao que já se sabe sobre o assunto e ser útil como fonte de pesquisa, fornecendo elementos que permitam a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas, tendo em vista a sua continuidade.

No Conhecimento Científico Goode e Hatt indicam: “é a acumulação de conhecimentos sistemáticos”. Mário Bunge vai mais adiante e diz que “o conhecimento é racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível”. A verdade científica de hoje pode ser superada diante de novas descobertas.

Conclui-se que a ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigido ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.

Em termos globais, a ciência visa aumentar o conhecimento ou melhorar a compreensão acerca dos fenômenos já conhecidos. Exemplo: Ao pisar na lua em 2 de julho de 1969, aumentou-se o nosso conhecimento sobre o nosso satélite.



hmos e desconhecido

Um comentário:

Norma disse...

Olá Heres,
Foi muito bom visitar seu blogger, como o conhecimento científico foi bastante útil para mim em uma pesquisa de metodologia, ler seu texto foi muito bom espero ver mais destes.
um abraço
Norma