CONHECIMENTO E SABEDORIA

CONHECIMENTO E SABEDORIA
“Porque o Senhor dá a Sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”. (Provérbios 2:6).

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"É Deus quem muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que estudam". (Daniel: 2:21)

sábado, 23 de junho de 2007

CONHECIMENTO X SABEDORIA

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca. Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar. Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra egóica", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado. Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!

resumo de um texto de Alberto Cabral.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

CONHECIMENTO CIENTÍFICO


O Conhecimento abrange o mundo em geral, de todas as formas; todos tem a sua parte de conhecimento apropriado à sua cultura, o seu intelecto etc. Cada indivíduo busca o conhecimento naquilo que lhe interessa e que se julga importante para si próprio e ou para seu próximo.


É bem evidente que conhecimento, em geral, pode ser obtido de várias maneiras. O camponês tem um conhecimento apropriado das plantas que cultiva, sabe a época de plantar, de colher, etc. estas ações podem esta baseadas em conhecimentos aprendidos por imitação, através da experiência pessoal ou de conhecimento internalizado pela educação formal, transmitida por antecessores; pela tradição. Este homem pode, ainda, possuir um conhecimento obtido por modo racional por transmissão e treinamento apropriado conduzido pela ciência. O conhecimento científico tende a aperfeiçoar e mudar, diante de novas descobertas, conceitos anteriores tidos como verdadeiros.

Neste momento nós dispomos de duas categorias de informações na formação deste conhecimento: O Conhecimento Científico e o Conhecimento Popular (vulgar e empírico).


A pesquisa é classificada como científica quando satisfaz a determinadas condições. Seu objeto deve ser perfeitamente definido de forma que possa ser reconhecível e identificável por todos. O estudo deve acrescentar algo ao que já se sabe sobre o assunto e ser útil como fonte de pesquisa, fornecendo elementos que permitam a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas, tendo em vista a sua continuidade.

No Conhecimento Científico Goode e Hatt indicam: “é a acumulação de conhecimentos sistemáticos”. Mário Bunge vai mais adiante e diz que “o conhecimento é racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível”. A verdade científica de hoje pode ser superada diante de novas descobertas.

Conclui-se que a ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigido ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.

Em termos globais, a ciência visa aumentar o conhecimento ou melhorar a compreensão acerca dos fenômenos já conhecidos. Exemplo: Ao pisar na lua em 2 de julho de 1969, aumentou-se o nosso conhecimento sobre o nosso satélite.



hmos e desconhecido

sábado, 2 de junho de 2007

CONHECIMENTO PERIGOSO

Diz o Prof. José Roberto Goldim
"A noção de que o conhecimento pode ser perigoso não é nova, já foi utilizada na própria Biblia. Segundo o relato do Livro do Gênesis, Adão foi expulso do paraíso por ter comido a fruta da árvore do conhecimento.


Hmos: Concordo sobre o fato do poder do Conhecimento já utilizada na Bíblia, realmente no livro de Gênesis relata a expulsão de Adão e Eva do paraíso por ter comido a fruta da Árvore da Vida do conhecimento do bem e do mal.
“só que a causa da expulsão foi a desobediência”.


Hmos: Realmente a Bíblia relata sobre existir o Conhecimento bom e o Conhecimento ruim, então o que se leva entender que tenhamos conhecimento para conhecer o bem e conhecer o mal; isto também nos leva a unir à Sabedoria.

A integridade sem conhecimento é débil e inútil e o conhecimento sem integridade é perigoso e temível. (Samuel Johnson)

Karl Popper, citado por Ben-David, afirmou:
"A ciência e o crescimento do conhecimento estão sempre partindo de problemas e talvez terminando em problemas - problemas de profundidade sempre crescente e com uma fertilidade sempre crescente para sugerir novos problemas.


Van Rensselaer Potter, baseando-se em um artigo seu publicado em 1967, definiu conhecimento perigoso como sendo aquele conhecimento que se acumulou muito mais rapidamente que a sabedoria necessária para gerenciá-lo.

Ele caracterizava a sabedoria como o conhecimento necessário para utilizar o conhecimento para o bem social. O conhecimento torna-se perigoso nas mãos de especialistas aos quais falta um referencial amplo para visualizarem todas as implicações de seu trabalho.

Outro exemplo é o atual debate sobre as questões éticas. legais e sociais do
Projeto Genoma Humano. Esta nova área de conhecimento gera uma situação de crise, onde estão sempre presentes os componentes de risco e oportunidades. Os riscos assustam e geram temores, as oportunidades atraem pelas possibilidades de prevenção, cura e ganhos financeiros. Por ser um conjunto de conhecimentos extremamente recente, ainda não foi possível refletir adequadamente sobre todas as suas eventuais consequencias. Além do mais, é uma área onde a inovação é tão drástica, que muitos conceitos e reflexões anteriormente realizadas não tem transposição direta. É uma situação que exige uma nova e profunda reflexão ética.

Reconhecer um conhecimento como sendo perigoso não significa impedir, a priori, o seu avanço. Isto seria uma medida obscurantista. Em 1956 já foi dito, conforme citado por Potter, que
“a melhor maneira de se lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento".


eu Hmos já acrescento: “que a melhor maneira de lidar com o conhecimento perigoso é buscando mais conhecimento e agindo com sabedoria”.

Desta forma, o diálogo entre a Ciência (conhecimento) com a Filosofia (sabedoria) é uma das bases para a reflexão bioética

Pesquisa site:http://www.ufrgs.br/bioetica/conperig.htm



sexta-feira, 1 de junho de 2007

CONHECIMENTO





"O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria". (Provérbios 18:15).



"O conhecimento é o processo de acumular dados; a sabedoria reside na sua simplificação." (Martin H. Fischer).


Conhecimento é o ato de compreender algo usando o raciocínio. É fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na estética e na experimentação.


Conhecimento é relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado, às descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros.Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar
dado e informação. Conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não.

O conhecimento pode ainda ser
aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.
A definição clássica de conhecimento, originada em
Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: CIENTÍFICA, PRÁTICA e TÉCNICA.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento